"A alma do teu negócio és tu!"
Dicas Para Uma Comunicação Correta
A comunicação com o Seu público é um pilar muito importante! Para podermos ser assertivos a comunicar devemos definir primeiro, quem é o nosso público-alvo que relação queremos construir com ele.
Quando falamos em pequenas e médias empresas verificamos que uma das maneiras mais assertivas de Comunicarmos é através do gatilho mental da empatia, onde construímos com o nosso público um relacionamento pessoal de confiança conosco e com a nossa equipa. Nesse contexto a nossa imagem é, sem dúvida, a nossa melhor arma de comunicação.
Não podemos descuidar, as fotografias que tiramos de nós mesmos, da nossa equipa de trabalho ou da nossa empresa, dando lhe uma valor inferior àquilo que ela merece.
Fotografias tiradas sem qualidade, sem enquadramento, e sem um propósito definido irão destruir a nossa comunicação, passando a mensagem ao cliente que a nossa empresa não é séria e que não tem um objetivo traçado no mercado.
Vamos falar de gatilhos mentais?
Segundo o Livro "Influência - A psicologia de Persuasão" de DR. Robert B. Cialdini existem 6 gatilhos mentais que irão ajudar-te na arte da persuasão nomeadamente: reciprocidade, compromisso e coerência, prova social, empatia, autoridade e escassez. Irei abordar apenas 2 em contexto de Fotografia corporativa.
Como podemos usar o gatilho da autoridade?
Quando a nossa mensagem visa passar uma comunicação que somos profissionais, sérios e rigorosos devemos optar por posturas mais altivas, semblantes mais fechados, retratos, posturas rígidas, cores escuras, aplica-se bem a empresas que trabalham com grande volume de dinheiro dos clientes, corretores de imóveis, bancos, broker.
As frases exemplificativas " há 10 anos no mercado" ou "Mais de 5000 clientes confiam em nós" dão um reforço á imagem.
O poder da empatia…
Por outro lado temos o gatilho mental da empatia, onde procuramos que o nosso público se identifique conosco, mostrando muitas vezes o nosso lado mais humano, procurando acolher o nosso cliente.
Podemos optar por fotografias com a equipa mostrando os valores de companheirismo da nossa empresa, ou uma fotografia nossa numa postura mais flexível, um sorriso mais rasgado, num ambiente colorido ou claro.
Este conceito fotográfico aplica-se bem ao ramos da estética, cabeleireiros, médicos, etc, onde a relação pessoal e de confiança é mais estreita.
Sempre devemos considerar que a nossa comunicação deve ser adequada ao nosso posicionamento no mercado e ao nosso público-alvo, para não cairmos no erro de "chutar para qualquer lado".
Como te podemos ajudar?
Nós podemos ajuda-lo a comunicar assertivamente através da imagem, fornecendo uma captação fotográfica que irá de encontro ao seu tipo de comunicação, com fotos em alta qualidade para impressões em grandes dimensões, e com os retoques necessários para que as suas fotos mostrem uma figura cuidada.
Lembre-se que pessoas gostam de ver outras pessoas e que "A alma do seu negocio é você"!